top of page

14 de dezembro na Casa da Cultura de Setúbal

  • Foto do escritor: joaquimgouveia06
    joaquimgouveia06
  • 9 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Lançamento do livro “Alma inquieta” de Malena Martins


UM CONTRIBUITO POÉTICO PARA A PAZ E O AMOR


“Alma inquieta” é o quarto livro de poesia de Malena Martins, uma obra que, segundo a autora, para além de ser um contributo para a paz e o amor no mundo pretende, também, ser uma mensagem de coragem em favor da felicidade e alegria de cada um. A poesia e a fotografia são duas indissociáveis paixões na vida desta conterrânea setubalense que ao conquistar Paris, primeiro e depois a França, por inteiro, por lá, também, tem deixado muita da sua obra poética. Agora é a vez de regressar ao convívio da cidade que a viu nascer e que a acolhe de forma tão feliz e generosa sempre que aqui está entre nós. O professor de teatro Júlio Correia, fará a presentação desta nova obra de Malena Martins.



Joaquim Gouveia – No próximo dia 14 deste mês assinalas o lançamento do teu terceiro livro de poesia. Sei que a poesia e a fotografia fazem parte por inteiro da tua vida e da forma como encaras e participas no mundo que tão longe já te levou a contemplá-lo em paragens distantes e diferente. Que estado de espirito nos propões, desta vez, em “Alma inquieta”?

Malena Martins - Já é o terceiro livro que faço dentro do mesmo princípio que é transmitir poesia que fala de momentos de reflexão, de estado de espírito e de problemas ou felicidades que me atravessam o pensamento e me fazem ter necessidade de partilhar com quem gosta de ler Poesia e de ver fotografias da nossa cidade, cheias de luz e de autenticidade. A fotografia e a poesia são, realmente, duas das minhas paixões das quais não me não consigo dissociar.  Das duas tiro a minha alegria de viver e de imaginar o nosso turbulento mundo de outra forma, ou seja, a forma mais realista e perfeita para nos dar a imagem das vivências perto de uma natureza que é alheia às violências que as sociedades tentam destruir, maltratar e violentar.  Felizmente para todos a natureza não tem o ADN. da vingança como os homens.  Porque se tivesse e se fosse parecida connosco já tínhamos desaparecido da face da terra, de tal maneira ela é poderosa.    

JG – A tua poesia é muito apreciada pelos setubalenses, pelos teus amigos e fãs. Encontras nessa tua peculiaridade no modo como dás novas perspetivas à vida, ao mundo e à própria alegria e felicidade de viver tornando as coisas mais belas o segredo de tão feliz sucesso?

MM - O meu primeiro livro:  "Sopro de Imagens" teve uma segunda edição e rapidamente esgotou. Acredito que isso se deve ao facto de ser um livro cheio de alegria e de paixão pela vida e pela luz. Depois o segundo: "Retalhos de Momentos", foi um pouco mais sombrio porque foi escrito e editado logo a seguir ao triste Covid e inspirou-me um tratamento das fotos em preto-e-branco com incrustações de um pouco de cor que interpretei como uma vontade de ultrapassar esses momentos menos bons. Em termos artísticos diria que tinha uns tons de Jazz em crescendo.  Aquando do lançamento deste livro acompanhei-o com uma exposição de fotografias dentro dos mesmos moldes, porque essa explosão de sentimentos não cabia inteira dentro do livro e sobrava na necessidade da criação das fotos.

Como escrevo poesia e prosa com a facilidade de quem tem muito para dizer e precisa de deixar correr a caneta pelo papel, para me entender melhor quando releio a prosa que dai nasce tenho colaborado em Coletâneas de Poesia como a da Galeria de Arte da Lurdes Pólvora da Cruz, as 50 Mulheres de Abril editada pela Câmara Municipal de Setúbal e a colaboração na XVII Coletânea da Poesia Portuguesa 2025 - "Entre o Sono e o Sonho".  

               

  "As marés de Malena”  

                 Há mãos que nascem do silencio,

                 há mãos que escrevem não para dizer,

                 mas para aliviar o peso do sentir...

 

 

 
 
 

Comentários


Mantenha-se informado(a) com as novidades publicadas no Xetubal Site.
Subscreva a nossa newsletter semanal e acompanhe os conteúdos mais recentes, diretamente na sua caixa de entrada.

Serviço gratuito, com total respeito pela sua privacidade.

Email enviado!

FICHA TECNICA

Edição e coordenação de JoaQuim Gouveia (jornalista)

Produção gráfica: Catarina Branco

Revisora: Ana Santos

Email: xetubalsite@gmail.com

Contacto: 915 568 820

Sede: Setúbal

bottom of page