Crónicas do Barroso (cem anos...)

AOS CEM ANOS AINDA SENTE FALTA DO TRABALHO

Há uma coisa muito simples em Ana Barros: aos cem anos, não tenta transformar a vida numa lição.
Quando lhe perguntei se chegar a esta idade era especial, respondeu quase a desvalorizar a pergunta. «Não, não tanto me dá.» Não é desinteresse. É outra escala para medir o tempo. Quem viveu cem anos talvez já não precise de ornamentar cada data.
A vida dela foi feita sobretudo de trabalho. Terra, lavoura, filhos, emigração. Foi para França já depois dos quarenta, trabalhou com o marido, regressou quando ele deixou de poder trabalhar e voltou ao mesmo de antes: à vida que havia para fazer.
Quando lhe perguntei qual era o segredo para chegar aos cem anos, não falou de alimentação, de descanso, de sorte ou de medicina. Disse apenas: «Ai Jesus, tanto trabalho levei.»
A frase vale mais do que uma explicação. Resume uma geração inteira para quem viver significava cumprir, cuidar, criar os filhos, aguentar dificuldades e continuar. Não havia grande espaço para teorizar sobre felicidade, resiliência ou equilíbrio. Fazia-se o que era preciso.
Talvez por isso uma das respostas mais marcantes tenha surgido quando lhe perguntei do que sentia saudades. «Sinto saudades do trabalho.» Há qualquer coisa de profundamente humana nisto. Não é saudade do esforço ou do cansaço. É saudade de poder fazer, de ser útil, de ter força para participar na própria vida.
Aos cem anos, Ana Barros vive rodeada pela família que ajudou a construir. Quatro filhos, netos, bisnetos, uma irmã de 92 anos. Quando lhe perguntei o que queria dizer-lhes, não fez discursos. «Obrigada por tudo.»
Também aqui há uma forma de estar. A gratidão sem espetáculo. A família como lugar de continuidade, não como cenário para a fotografia do aniversário.
Perguntei-lhe ainda o que pedia a Deus. «Boa sorte. Saúde a mim e à minha família toda.»
Nada extraordinário. Talvez seja precisamente isso.
Depois de um século de vida, não pediu mais coisas, nem mais reconhecimento, nem sequer mais anos. Falou de saúde. Da família. E quando o futuro entrou na conversa, resumiu-o sem dramatismo: «Um ano de cada vez.»
É uma boa maneira de olhar para a idade. E, provavelmente, para quase tudo.
No fim, Ana Barros disse: «Foi assim a minha vida.»
Não parece pouco. É apenas dito por alguém que nunca precisou de fazer barulho para lhe dar valor.

Comentários