top of page

O imenso percurso de Malena Martins na moda

  • Foto do escritor: joaquimgouveia06
    joaquimgouveia06
  • 6 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

A jovem setubalense que desfilou para os grandes nomes da moda mundial



Fez o Curso Geral de Comércio na Escola Industrial e Comercial de Setúbal (hoje Sebastião da Gama). Saiu de Setúbal para estudar em Almada e depois, em Lisboa, onde se iniciou em Economia Política. Cedo percebeu que a vontade de ser útil a causas mais nobres era a escrita que a realizava por completo. Começou a sua vida ativa e partiu para França. Levou na bagagem vários recortes de jornais com artigos seus. A sua simpatia e fácil relacionamento, aproximaram-na, facilmente, dos grandes deste mundo: - Picasso, Simone de Beauvoir, Sartre, Salvador Dali, Moustaki, Alain Delon, Catherine Deneuve, entre os mais conhecidos que frequentavam os melhores “Salões de Paris”. Foi descoberta por uma grande bailarina de origem indiana, Manuela Miranda, que era sua professora de dança, para fazer os desfiles de moda mais cotados na Cidade Luz. 



A partir daí, não deixou mais de trabalhar como modelo e manequim de Dior, St. Laurent, Ted Lapidus, Givenchy... e muitos mais. Representou a Moda Francesa, em muitos países. Viajou pelo Mundo, tendo residido em França, na Suíça e Grécia. Em 1973 foi convidada pela Embaixada de Portugal para o concurso Miss Portugal/França e Miss Mundo Portuguesa, que venceu. Convidada para concorrer na Festival MISS PORTUGAL/Lisboa, foi a Primeira Dama de Honor representando de novo o nosso país na MISS MUNDO onde ficou classificada entre as 15 primeiras dos 78 países convidados e ganhou o título de Miss Simpatia. Casou em França, com um apreciado fotógrafo de moda. Não teve filhos. Depois de uma vida bem realizada MALENA, como é conhecida, nunca deixou de escrever e foi correspondente das revistas portuguesas, “Gente”, “Colecções”, “Setubal Magazine” e o “Século Ilustrado”. A poesia é o seu profundo sentir e a maneira de sintetizar os seus sonhos simples de vida terrestre. Tem, na verdade dois amores: a poesia e a fotografia.



Com vários trabalhos publicados, editou dois livros com os seus poemas: “Sopro de imagens” e “Retalhos de momentos”. No próximo dia 14 do corrente, edita uma nova obra com o título “Alma inquieta” É uma das mulheres que fazem parte da obra “50 MULHERES DE ABRIL”, de Alexandrina pereira, com o seu testemunho e da “COLETÂNEA” da galeria Pólvora da Cruz, em Setúbal. Para além do lançamento da sua nova obra, MALENA, prepara uma nova exposição de fotografia. Em França colabora em eventos e concursos de “Poesia Francesa”. Faz parte de reuniões de poetas e de artistas multifacetados, entregando-se com carinho à vida como se fosse o último momento, deixando ao leitor a descoberta da sua alma insubmissa e livre.

 
 
 

Comentários


Mantenha-se informado(a) com as novidades publicadas no Xetubal Site.
Subscreva a nossa newsletter semanal e acompanhe os conteúdos mais recentes, diretamente na sua caixa de entrada.

Serviço gratuito, com total respeito pela sua privacidade.

Email enviado!

FICHA TECNICA

Edição e coordenação de JoaQuim Gouveia (jornalista)

Produção gráfica: Catarina Branco

Revisora: Ana Santos

Email: xetubalsite@gmail.com

Contacto: 915 568 820

Sede: Setúbal

bottom of page