O que ler nesta quadra festiva
- Dra. Lígia Àguas *

- 9 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Recomendação de Leituras
Três livros que despertam algo profundo em nós

Passo grande parte dos meus dias entre livros e leitores, que tal como eu, acreditam que a leitura ilumina, transforma e, por vezes, salva. Entre tantas páginas, há livros que nos atravessam de modo mais profundo, e é sobre três desses ‘encontros´ que hoje escrevo.
O primeiro é “O Livro Que Me Escreveu” de Mário Lúcio Sousa
Há livros que se leem, este escuta-se. Tem ritmo de corpo, vibra com música e respira uma memória de um povo, mas que, de súbito, também é nossa. Cada capítulo parece insistir numa verdade simples, somos feitos de histórias, e é nelas que aprendemos a ser solidários. É uma homenagem à leitura e aos livros como ato de
pertença.
O segundo é “Jerusalém” de Gonçalo M. Tavares
Um livro que não pede licença, exige atenção, entrega, quase um pacto. Conduz-nos pelos labirintos de uma mente esquizofrénica com uma precisão que nos inquieta. Mostra como a dor pode ser uma linguagem e a esperança, um gesto frágil, mas persistente. É uma narrativa que nos confronta com a complexidade humana e com os silêncios onde tantas vidas se escondem.
O terceiro é “O Ano Sabático” de João Tordo
Um romance sobre pausas necessárias, escolhas e caminhos que só se revelam quando temos coragem de parar. Mostra que às vezes, parar é mesmo a única forma de avançar e saber diferenciar a fantasia e a realidade. Há livros que nos devolvem ao nosso próprio centro e este é um deles.
O que une estas três obras?
Todos elas levam-nos para outros mundos. Fazem-nos ver e sentir de outra forma.
E isso é o que a leitura tem de mais especial, a capacidade de nos abrir portas, para o mundo e para dentro de nós.
Porque ler é viajar sem mala, é conhecer pessoas que nunca encontraremos na rua, é descobrir pedaços de nós próprios em histórias escritas por outros.
E, no fundo, ler é uma das formas mais belas de liberdade, uma porta sempre aberta, para o mundo e para dentro de nós.
*bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal)


Comentários